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47 habilidades encontradas e 11 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 2 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para RAM.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TDEIHS01 - Compreender o conceito de computador e identificar dispositivos que são computadores
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
computador dispositivo tablets
Educação Infantil
Pensamento Computacional
Abstração
PCEIAB01 - Identificar informações importantes e descartar informações irrelevantes
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
problema
Educação Infantil
Pensamento Computacional
Algoritmos
PCEIAL01 - Compreender o conceito de algoritmo como uma sequência de passos ou instruções, percebendo que existem diferentes algoritmos para resolver um mesmo problema
BNCC:

[ EI03ET04] Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas lingua...

Palavras-chave:
algoritmo problema sequência
Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD01HS01 - Compreender os conceitos de hardware e software
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico explorar hardware recursos digitais software tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC01AB01 - Compreender que os computadores não têm inteligência e apenas realizam o que é programado
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
computador cuidado expressar inteligência programa
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC01AL01 - Compreender o conceito de algoritmo como uma sequência de passos ou instruções, por meio de símbolos, sinais ou imagens, que pode ser executada e verificada por meio da depuração.
BNCC:

[ EF15AR10] Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos,...

Palavras-chave:
algoritmo depuração espaço experimentar instruções movimento ritmo sequência
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC01RP01 - Identificar que todos os softwares são programados
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar instruções programa softwares
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC02AL01 - Compreender o uso de repetição com número fixo de iterações
BNCC:

[ EF02MA07] Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a...

Palavras-chave:
algoritmo iterações problema repetição
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD02 - Pesquisar, acessar e reter informações de diferentes fontes digitais para autoria de documentos
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
programa
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD03 - Usar softwares educacionais
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
explorar mídia programa software texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC03AB03 - Criar diagramas/fluxogramas para expressar soluções de um problema ou facilitar sua compreensão
BNCC:

[ EF03MA12] Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando...

Palavras-chave:
algoritmo diagrama expressar fluxograma problema texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC03AL02 - Compreender o conceito de variável e usar algoritmos para modificar seus valores
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

Palavras-chave:
algoritmo números naturais problema variável
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC03DE01 - Decompor um algoritmo em processos menores para representação em diagramas (vide PC03AB03)
BNCC:

[ EF03MA16] Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malh...

Palavras-chave:
algoritmo diagrama fluxograma tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC03RP01 - Identificar e propor novas maneiras de interação ou interface (entrada e saída) em dispositivos computacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador diagrama dispositivo eletrônico explorar interação interface software tecnologia texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD04LD01 - Agregar diferentes conhecimentos para explorar linguagens midiáticas
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
colaborativa colaboração conhecimentos digital linguagens midiáticas software texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD04HS01 - Identificar componentes fundamentais do computador: Processador e Memória
BNCC:
Palavras-chave:
computador identificação de componentes internet memória processador vídeo
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD04HS02 - Distinguir memória volátil (RAM) e memória persistente
BNCC:
Palavras-chave:
RAM bytes digital dispositivo memória
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC04AL01 - Executar algoritmos simples, em português estruturado, que contenham decisões que utilizam operadores relacionais e lógicos
BNCC:

[ EF04MA05] Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de...

[ EF35EF08] Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de ...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo operadores relacionais operações segurança
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD02 - Integrar os diferentes formatos de arquivos
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico explorar jogo recursos digitais software tecnologia texto vídeo
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD05TS01 - Expressar-se crítica e criativamente na compreensão das mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e sobre a evolução da sociedade.
BNCC:

[ EF05GE05] Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvim...

[ EF05GE06] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de com...

Palavras-chave:
desenvolvimento expressar mudanças mundo do trabalho sociedade trabalho
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD05RD01 - Conhecer as medidas usuais de informação digital (byte, Kilobyte, Megabyte, Terabyte)
BNCC:

[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...

Palavras-chave:
arquivo byte computador digital informação kilobyte megabyte problema terabyte transformações
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC05AB02 - Entender que alguns problemas não podem ser resolvidos com computadores
BNCC:

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador problema texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC05AL01 - Conhecer e utilizar algoritmos com repetições
BNCC:

[ EF05MA01] Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de m...

[ EF05MA02] Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compree...

Palavras-chave:
algoritmo composição contagem decomposição escrever ler numeração decimal números naturais ordenar repetições
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC05RP01 - Reconhecer um padrão em um algoritmo e converter em uma função sem retorno
BNCC:

[ EF05MA22] Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, ...

Palavras-chave:
algoritmo função instruções padrão
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC06AB01 - Interpretar um algoritmo em pseudolinguagem e transpor para uma linguagem de programação visual e vice-versa
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo linguagem número natural problema programação visual pseudolinguagem
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC06AL01 - Experienciar e construir algoritmos com desvios condicionais utilizando uma linguagem de programação visual (blocos)
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo desvios condicionais experienciar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC06AL02 - Encontrar e solucionar problemas em programas (depurar) utilizando uma linguagem de programação visual (blocos)
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo depurar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC06DE01 - Identificar e categorizar elementos que compõem a interface de um ambiente de programação visual (menus, botões, painéis etc.)
BNCC:

[ EF69AR02] Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os n...

[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...

Palavras-chave:
algoritmo interface programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC06RP01 - Identificar padrões de instruções que se repetem em um algoritmo e utilizar um módulo ou função para representar estas instruções
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo fluxograma função instruções linguagem módulo número natural padrões problema usuário
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD07LD01 - Documentar e sequenciar tarefas de uma atividade ou projeto.
BNCC:

[ EF07LP14] Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de...

Palavras-chave:
backup projeto texto
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC07AB01 - Conhecer o conceito de grafo e identificar instâncias do mundo real e digital que podem ser representadas por um grafo
BNCC:

[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...

Palavras-chave:
fluxograma
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC07AL01 - Experienciar e construir diferentes algoritmos com repetições, utilizando uma linguagem de programação textual, identificando as semelhanças com a linguagem de programação visual (blocos)
BNCC:

[ EF07MA05] Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos...

[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...

[ EF07MA13] Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, pa...

Palavras-chave:
algoritmo fluxograma linguagem problema programação programação visual
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD08TS01 - Analisar e refletir sobre as políticas de termos de uso das redes sociais.
BNCC:

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
proteção rede termos de uso
Ensino Fundamental II - 8º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD08HS01 - Compreender as diferentes etapas da transformação de um programa em linguagem de máquina
BNCC:
Palavras-chave:
compilador código binário linguagem de máquina linguagem de programação programa transformação
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC08AB01 - Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em linguagem de programação
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo linguagem de programação porcentagens problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC08AL01 - Experienciar e construir algoritmos de média complexidade utilizando uma linguagem de programação
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
algoritmo equações polinomiais fluxograma linguagem de programação problema sequência numérica tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC08AL02 - Usar e manipular estruturas de dados diversas
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
fluxograma
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC08DE01 - Compreender o conceito de paralelismo, identificando ações em algoritmos que podem ser executadas simultaneamente.
BNCC:

[ EF08MA03] Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a apl...

[ EF08MA11] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e const...

Palavras-chave:
fluxograma
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD09LD01 - Criar e manter sites e blogs com conteúdo individual e/ou coletivo
BNCC:

[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...

Palavras-chave:
blog conteúdo expressar site texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD09LD03 - Criar documentação, conteúdo e propaganda de uma solução digital
BNCC:

[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...

Palavras-chave:
aplicativo problema solução digital texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD09CD02 - Compreender o direito digital e suas relações com o cotidiano do universo digital
BNCC:

[ EF09HI25] Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
digital direito digital responsabilidade transformações universo digital
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD09TS01 - Reconhecer a influência dos avanços tecnológicos no surgimento de novas atividades profissionais
BNCC:

[ EF09GE11] Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo ...

Palavras-chave:
atividades profissionais automatização avanços tecnológicos mudanças profissões transformações
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD09HS01 - Produzir animações a partir da sobreposição de imagens
BNCC:

[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...

[ EF69AR35] Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais par...

Palavras-chave:
animações programação recursos digitais sobreposição de imagens software tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC09AB01 - Compreender e identificar em um algoritmo a necessidade de utilizar a recursividade para solucionar um problema
BNCC:

[ EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...

Palavras-chave:
algoritmo notação científica números reais operações problema recursividade recursão
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC09AL01 - Desenvolver algoritmos que utilizem recursão, compreendendo os efeitos do escopo de uma variável
BNCC:

[ EF09MA05] Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia d...

Palavras-chave:
algoritmo educação financeira funções porcentagens problema programa recursão tecnologia variável
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC09DE01 - Compreender o que são programas modulares e por que incentivar sua reusabilidade, inclusive utilizando orientação a objetos
BNCC:

[ EF09MA03] Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes ...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo expoente racionário números reais potência programas modulares reusabilidade
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC09RP01 - Compreender que existem diferentes linguagens de programação e encontrar elementos comuns entre elas
BNCC:
Palavras-chave:
código linguagens de programação programação

Competências

HMCCP03
Hardware e manutenção de computadores
72 horas
Identificar e solucionar problemas de hardware e software por meio de técnicas e serviços que consideram a sustentabilidade e a ética
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Resolver problemas de funcionamento em hardware e software.

Identificar problemas em hardware e software.

Realizar monitoramento de servidores e serviços de redes.

Aplicar lógica de programação para desenvolver algoritmos.

Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.

Modelar um sistema ou uma regra de negócios utilizando as melhores práticas da Programação Orientada a Objetos.

Identificar ferramentas para ingestão de dados

Utilizar ferramentas de análise de dados

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

ASICP01
Aplicativos computacionais e sistemas para internet
72 horas
Aplicar conhecimentos e técnicas de programação para desenvolver softwares computacionais.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Realizar monitoramento de servidores e serviços de redes.

Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.

Aplicar lógica de programação para desenvolver algoritmos.

Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.

Modelar um sistema ou uma regra de negócios utilizando as melhores práticas da Programação Orientada a Objetos.

Identificar ferramentas para ingestão de dados

Utilizar ferramentas de análise de dados

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Competências Ensino Médio

HMCCP03
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Identificar e solucionar problemas de hardware e software por meio de técnicas e serviços que consideram a sustentabilidade e a ética
Habilidades:

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Empreendedorismo: teoria e prática

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

História da internet e da World Wide Web.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

ASICP01
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Aplicar conhecimentos e técnicas de programação para desenvolver softwares computacionais.
Habilidades:

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Empreendedorismo: teoria e prática

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

História da internet e da World Wide Web.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

CDEMAD01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Produzir conhecimento e conteúdo com base nos multiletramentos, por meio de sinais verbais e não verbais, códigos, a fim de utilizar os recursos digitais e a internet em seu cotidiano.
Habilidades:

Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto

Analisar criticamente a informação disponível na internet

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Praticar a captação de áudio e vídeo.

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Aplicar técnicas de planejamento e produção audiovisual.

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Hipertexto: conceito e usos

Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Planejamento e Produção de áudio e vídeo

Captação de áudio e vídeo.

Edição de áudio e vídeo.

Empreendedorismo: teoria e prática

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

História da internet e da World Wide Web.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

CDEMDE01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Criar materiais gráficos utilizando diferentes softwares de diagramação e editoração no desenvolvimento de projetos.
Habilidades:

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Empreendedorismo: teoria e prática

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

História da internet e da World Wide Web.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

TDEMFO01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Produzir fotografia digital, explorando os recursos do equipamento, utilizando diferentes softwares como ferramenta e meio de produção e reprodução das imagens.
Habilidades:

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.

Captar imagens digitais considerando objetivos pessoais ou profissionais.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Empreendedorismo: teoria e prática

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.

Câmera fotográfica: tipos e características Captação de imagens digitais: profundidade, luz e composição

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

História da internet e da World Wide Web.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

TDEMMD01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Modelar objetos tridimensionais utilizando técnicas e ferramentas digitais.
Habilidades:

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Projetar sólidos para impressão 3D.

Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Empreendedorismo: teoria e prática

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

Sólidos para impressão 3D.

Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

História da internet e da World Wide Web.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

PCEMPC01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Resolver problemas por meio do desenvolvimento de algoritmos e implementá-los em linguagens de programação textual.
Habilidades:

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Avaliar diferentes soluções algorítmicas para um mesmo problema em termos de desempenho e complexidade de tempo e espaço.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Empreendedorismo: teoria e prática

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Medidas de desempenho e complexidade de algoritmos.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

História da internet e da World Wide Web.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

GEDDS03
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Aplicar conhecimentos e técnicas de lógica de programação utilizando línguagens voltadas a dados
Habilidades:

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Empreendedorismo: teoria e prática

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

História da internet e da World Wide Web.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

BGDAT01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Avaliar metodologias e ferramentas para a infraestrutura de processamento de dados em larga escala.
Habilidades:

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Empreendedorismo: teoria e prática

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

História da internet e da World Wide Web.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

BGDAT03
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Utilizar linguagens e ferramentas para ingestão de dados
Habilidades:

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Empreendedorismo: teoria e prática

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

História da internet e da World Wide Web.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

ANEDS02
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Desenvolver análises exploratórias e descritivas de dados, utilizando-se ferramentas de análise de dados, identificando tendências e métodos em inteligência artificial
Habilidades:

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Empreendedorismo: teoria e prática

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

História da internet e da World Wide Web.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

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