Início
Sobre
Currículo Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação Prof. Téc. Ciência de Dados
FAQ
Contato
Currículo de
Tecnologia
e Computação
Imagem com a logo do CIEB
Início
Sobre
Currículo Educação Básica Currículo Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação Ed. Prof. Téc. Ciência de Dados

Após responder estes 4 campos, o currículo será imediatamente disponibilizado . Obrigado(a)!

*Dados obrigatórios
Verifique o bloqueador de pop-up do seu navegador.
  • Busca avançada:
  • Habilidades BNCC
  • Materiais de Referência
  • Palavras-chave

Lista de Habilidades da BNCC

Educação Infantil

Corpo, gestos e movimentos


3° [ EI03CG05 ] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e n ...

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações


3° [ EI03ET01 ] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
3° [ EI03ET02 ] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobr ...
3° [ EI03ET04 ] Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (dese ...
3° [ EI03ET05 ] Classifcar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Ensino Fundamental

Arte


1°- 5° [ EF15AR05 ] Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborat ...
1°- 5° [ EF15AR10 ] Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, d ...
1°- 5° [ EF15AR24 ] Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e h ...
1°- 5° [ EF15AR26 ] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogo ...
6°- 9° [ EF69AR02 ] Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e ...
6°- 9° [ EF69AR06 ] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interess ...
6°- 9° [ EF69AR35 ] Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, ...

Ciências


2° [ EF02CI01 ] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos ...
2° [ EF02CI02 ] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidia ...
2° [ EF02CI04 ] Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vid ...
7° [ EF07CI01 ] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluçõ ...
7° [ EF07CI06 ] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotid ...
7° [ EF07CI11 ] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes ...

Educação Física


3°- 5° [ EF35EF08 ] Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos ...
6°- 7° [ EF67EF01 ] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valoriz ...
6°- 7° [ EF67EF02 ] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em funçã ...

Ensino Religioso


7° [ EF07ER05 ] Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa entre as reli ...
8° [ EF08ER01 ] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pess ...
8° [ EF08ER07 ] Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações ...

Geografia


2° [ EF02GE09 ] Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e ...
3° [ EF03GE08 ] Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo ...
5° [ EF05GE05 ] Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecno ...
5° [ EF05GE06 ] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.
5° [ EF05GE09 ] Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas te ...
6° [ EF06GE13 ] Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmic ...
7° [ EF07GE08 ] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológi ...
8° [ EF08GE13 ] Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracteriza ...
9° [ EF09GE11 ] Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industr ...

História


1° [ EF01HI05 ] Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outr ...
2° [ EF02HI09 ] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no â ...
3° [ EF03HI09 ] Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitai ...
3° [ EF03HI11 ] Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, ...
4° [ EF04HI08 ] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, ...
5° [ EF05HI04 ] Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à plu ...
6° [ EF06HI01 ] Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização ...
7° [ EF07HI01 ] Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, c ...
9° [ EF09HI25 ] Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da socied ...
9° [ EF09HI33 ] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo ...

Língua Inglesa


9° [ EF09LI01 ] Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argu ...
9° [ EF09LI08 ] Explorar ambientes virtuais de informação e socialização analisando a qualidade ...

Língua Portuguesa


1° [ EF01LP20 ] Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convi ...
1°- 2° [ EF12LP02 ] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), t ...
1°- 2° [ EF12LP08 ] Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fot ...
1°- 5° [ EF15LP06 ] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos c ...
1°- 5° [ EF15LP07 ] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do p ...
1°- 5° [ EF15LP08 ] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publica ...
1°- 5° [ EF15LP09 ] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser ...
2° [ EF02LP13 ] Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre out ...
3° [ EF03LP11 ] Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, ins ...
3° [ EF03LP26 ] Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e ...
3°- 5° [ EF35LP04 ] Inferir informações implícitas nos textos lidos.
3°- 5° [ EF35LP09 ] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as n ...
3°- 5° [ EF35LP15 ] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações viv ...
4° [ EF04LP20 ] Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de ap ...
5° [ EF05LP05 ] Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo ...
6° [ EF06LP08 ] Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas e ...
6° [ EF06LP12 ] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), r ...
6°- 9° [ EF69LP15 ] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fa ...
6°- 9° [ EF69LP38 ] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentaçã ...
6°- 9° [ EF69LP18 ] EF69LP18
6°- 9° [ EF69LP36 ] EF69LP36
7° [ EF07LP14 ] Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalizaç ...
8° [ EF08LP14 ] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e ref ...
8°- 9° [ EF89LP02 ] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e text ...
8°- 9° [ EF89LP04 ] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, ar ...
9° [ EF09LP03 ] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumin ...

Matemática


1° [ EF01MA01 ] Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes ...
1° [ EF01MA09 ] Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio d ...
2° [ EF02MA02 ] Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de o ...
2° [ EF02MA07 ] Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de ...
2° [ EF02MA08 ] Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, co ...
2° [ EF02MA12 ] Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os d ...
2° [ EF02MA22 ] Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entr ...
2° [ EF02MA23 ] Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis ...
3° [ EF03MA03 ] Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo m ...
3° [ EF03MA05 ] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver prob ...
3° [ EF03MA06 ] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de junta ...
3° [ EF03MA12 ] Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e ...
3° [ EF03MA16 ] Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadric ...
3° [ EF03MA17 ] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
3° [ EF03MA28 ] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elem ...
4° [ EF04MA03 ] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração ...
4° [ EF04MA05 ] Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
4° [ EF04MA08 ] Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples d ...
4° [ EF04MA11 ] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um ...
4° [ EF04MA20 ] Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utili ...
4° [ EF04MA27 ] Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos ...
4° [ EF04MA28 ] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados ...
5° [ EF05MA01 ] Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com ...
5° [ EF05MA02 ] Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das p ...
5° [ EF05MA08 ] Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e ...
5° [ EF05MA19 ] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área ...
5° [ EF05MA22 ] Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando ...
5° [ EF05MA25 ] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados ...
6° [ EF06MA04 ] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indi ...
6° [ EF06MA23 ] Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de ...
7° [ EF07MA05 ] Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos
7° [ EF07MA06 ] Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura ...
7° [ EF07MA07 ] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grup ...
7° [ EF07MA13 ] Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para express ...
7° [ EF07MA14 ] Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo que o concei ...
7° [ EF07MA37 ] Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela ...
8° [ EF08MA03 ] Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do ...
8° [ EF08MA04 ] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o u ...
8° [ EF08MA06 ] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressõ ...
8° [ EF08MA09 ] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser repr ...
8° [ EF08MA10 ] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e ...
8° [ EF08MA11 ] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um al ...
9° [ EF09MA03 ] Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes racionário ...
9° [ EF09MA04 ] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica ...
9° [ EF09MA05 ] Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicaçã ...
Imagem com a Logo do CIEB
Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
  • Início
  • Sobre o Curriculo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • BNCC
  • Acesso ao Currículo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • Educação Profissional Técnica Ciência de Dados
  • FAQ
  • Contato
CC BY-SA
O conteúdo publicado no site do CIEB está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a menos que condições e/ou restrições adicionais específicas estejam claramente explícitas na página correspondente.