Início
Sobre
Currículo Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação Prof. Téc. Ciência de Dados
FAQ
Contato
Currículo de
Tecnologia
e Computação
Imagem com a logo do CIEB
Início
Sobre
Currículo Educação Básica Currículo Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação Ed. Prof. Téc. Ciência de Dados

Após responder estes 4 campos, o currículo será imediatamente disponibilizado . Obrigado(a)!

*Dados obrigatórios
Verifique o bloqueador de pop-up do seu navegador.
  • Busca avançada:
  • Habilidades BNCC
  • Materiais de Referência
  • Palavras-chave
20 habilidades encontradas e 5 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 4 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para computadores.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CDEITS01 - Reconhecer as diferenças entre os objetos dotados, ou não, de fonte de energia.
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico rede tablet
Educação Infantil
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TDEIHS01 - Compreender o conceito de computador e identificar dispositivos que são computadores
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
computador dispositivo tablets
Educação Infantil
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TDEICR01 - Compreender o conceito de internet e da transmissão de dados entre máquinas
BNCC:

[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...

Palavras-chave:
computador internet rede vídeo
Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD01HS01 - Compreender os conceitos de hardware e software
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico explorar hardware recursos digitais software tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC01AB01 - Compreender que os computadores não têm inteligência e apenas realizam o que é programado
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
computador cuidado expressar inteligência programa
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC02RP01 - Identificar, entender e explicar em que situações o computador pode ou não ser utilizado para solucionar um problema
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
computador problema software texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD03HS01 - Identificar os componentes de um dispositivo computacional classificando-os em entrada, processamento e saída
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
celular componentes computador dado dispositivo pesquisa tabela tablet tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD03HS02 - Identificar a presença de memória nos dispositivos computacionais
BNCC:
Palavras-chave:
celular dispositivo memória vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD03CR01 - Compreender a diferença entre redes sem fio e cabeadas quanto ao tráfego de informações
BNCC:

[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...

Palavras-chave:
computador internet rede tráfego
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC03RP01 - Identificar e propor novas maneiras de interação ou interface (entrada e saída) em dispositivos computacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador diagrama dispositivo eletrônico explorar interação interface software tecnologia texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD04CD01 - Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador dado digital fonte gênero textual tecnologia texto web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD04RD02 - Compreender o conceito de bit e byte
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...

Palavras-chave:
algoritmo bit byte cálculo número natural problema
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD04HS01 - Identificar componentes fundamentais do computador: Processador e Memória
BNCC:
Palavras-chave:
computador identificação de componentes internet memória processador vídeo
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC04RP01 - Identificar semelhanças e diferenças em situações que se repetem e aplicar iteração em um conjunto de passos ou instruções
BNCC:

[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...

Palavras-chave:
iteração número natural
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD05HS01 - Conhecer sistemas operacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador dispositivo eletrônico hardware jogo pesquisa recursos digitais sistemas operacionais software tablet tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC05AB02 - Entender que alguns problemas não podem ser resolvidos com computadores
BNCC:

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador problema texto
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD06HS01 - Conhecer a arquitetura básica de um computador
BNCC:
Palavras-chave:
arquitetura computador dispositivo vídeo
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD07TS01 - Compreender os impactos ambientais do descarte de peças de computadores e eletrônicos, bem como sua relação com a sustentabilidade de forma mais ampla.
BNCC:

[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...

[ EF07GE08] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação...

Palavras-chave:
computador descarte de peças hardware impactos ambientais industrialização inovação tecnológica sustentabilidade transformações
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD08CD03 - Reconhecer e analisar problemas de segurança de dados pessoais
BNCC:

[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...

Palavras-chave:
computador dado digital hackers problemas segurança
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC08DE01 - Compreender o conceito de paralelismo, identificando ações em algoritmos que podem ser executadas simultaneamente.
BNCC:

[ EF08MA03] Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a apl...

[ EF08MA11] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e const...

Palavras-chave:
algoritmo contagem fluxograma paralelismo problema sequência numérica

Competências

HMCCP01
Hardware e manutenção de computadores
216 horas
Planejar e executar a montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização em diferentes arquiteturas.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.

Identificar características de peças de computadores.

Instalar sistemas operacionais em computadores.

Reconhecer as características das redes de computadores.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

HMCCP02
Hardware e manutenção de computadores
216 horas
Planejar e executar a instalação de sistemas operacionais em computadores pessoais, incluindo a instalação de aplicativos, componentes de hardware e periféricos, tendo em vista a segurança da informação e a privacidade de dados.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.

Identificar características de peças de computadores.

Instalar sistemas operacionais em computadores.

Realizar instalação de aplicativos diversos em sistemas operacionais.

Reconhecer as características das redes de computadores.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

RSCCP01
Redes e Segurança de computadores
144 horas
Compreender conceitos e componentes fundamentais das redes de computadores e suas aplicações.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.

Identificar características de peças de computadores.

Instalar sistemas operacionais em computadores.

Identificar componentes de redes.

Reconhecer as características das redes de computadores.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

RSCCP02
Redes e Segurança de computadores
144 horas
Implantar redes privadas de computadores cabeadas ou sem fio, combinando componentes e serviços locais e de longa distância.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.

Identificar características de peças de computadores.

Instalar sistemas operacionais em computadores.

Reconhecer as características das redes de computadores.

Realizar configuração de redes cabeadas ou sem fio.

Integrar componentes na implantação de redes locais ou de longa distância.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Competências Ensino Médio

HMCCP01
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Planejar e executar a montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização em diferentes arquiteturas.
Habilidades:

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Conhecimentos:

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

HMCCP02
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Planejar e executar a instalação de sistemas operacionais em computadores pessoais, incluindo a instalação de aplicativos, componentes de hardware e periféricos, tendo em vista a segurança da informação e a privacidade de dados.
Habilidades:

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Conhecimentos:

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

RSCCP01
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Compreender conceitos e componentes fundamentais das redes de computadores e suas aplicações.
Habilidades:

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Conhecimentos:

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

RSCCP02
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Implantar redes privadas de computadores cabeadas ou sem fio, combinando componentes e serviços locais e de longa distância.
Habilidades:

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Conhecimentos:

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

TDEMMM01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Montar computadores pessoais, compreendendo e reconhecendo seus componentes e organização em diferentes arquiteturas.
Habilidades:

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Conhecimentos:

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Imagem com a Logo do CIEB
Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
  • Início
  • Sobre o Curriculo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • BNCC
  • Acesso ao Currículo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • Educação Profissional Técnica Ciência de Dados
  • FAQ
  • Contato
CC BY-SA
O conteúdo publicado no site do CIEB está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a menos que condições e/ou restrições adicionais específicas estejam claramente explícitas na página correspondente.