Início
Sobre
Currículo Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação Prof. Téc. Ciência de Dados
FAQ
Contato
Currículo de
Tecnologia
e Computação
Imagem com a logo do CIEB
Início
Sobre
Currículo Educação Básica Currículo Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação Ed. Prof. Téc. Ciência de Dados

Após responder estes 4 campos, o currículo será imediatamente disponibilizado . Obrigado(a)!

*Dados obrigatórios
Verifique o bloqueador de pop-up do seu navegador.
  • Busca avançada:
  • Habilidades BNCC
  • Materiais de Referência
  • Palavras-chave
6 habilidades encontradas e 1 competência encontrada do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para cotidiano.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TDEIRD01 - Identificar e discutir a presença de códigos em objetos do cotidiano
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
código
Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD01TS01 - Identificar a presença de tecnologia no cotidiano
BNCC:
Palavras-chave:
família tecnologia
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD02CD01 - Reconhecer e analisar a apropriação da tecnologia pela família e pelos alunos no dia a dia
BNCC:

[ EF02HI09] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experi...

Palavras-chave:
famílias tecnologia
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC07DE01 - Compreender que a automatização de um problema é composta pela definição dos dados (representação abstrata da realidade) e do processo (algoritmo)
BNCC:

[ EF07CI01] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e pro...

[ EF07CI06] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na ...

Palavras-chave:
algoritmo automatização cálculo dado mudanças problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD08TS02 - Avaliar a escolha e o uso de tecnologias pelo ser humano em seu cotidiano
BNCC:

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

[ EF08GE13] Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na c...

Palavras-chave:
cotidiano desenvolvimento tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD09CD02 - Compreender o direito digital e suas relações com o cotidiano do universo digital
BNCC:

[ EF09HI25] Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
digital direito digital responsabilidade transformações universo digital

Competências Ensino Médio

CDEMAD01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Produzir conhecimento e conteúdo com base nos multiletramentos, por meio de sinais verbais e não verbais, códigos, a fim de utilizar os recursos digitais e a internet em seu cotidiano.
Habilidades:

Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto

Analisar criticamente a informação disponível na internet

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Praticar a captação de áudio e vídeo.

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Aplicar técnicas de planejamento e produção audiovisual.

Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Utilizar tecnologias emergentes, considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano.

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Conhecimentos:

Hipertexto: conceito e usos

Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Planejamento e Produção de áudio e vídeo

Captação de áudio e vídeo.

Edição de áudio e vídeo.

Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano

Interação humano-computador

Tecnologias emergentes

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.

Imagem com a Logo do CIEB
Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
  • Início
  • Sobre o Curriculo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • BNCC
  • Acesso ao Currículo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • Educação Profissional Técnica Ciência de Dados
  • FAQ
  • Contato
CC BY-SA
O conteúdo publicado no site do CIEB está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a menos que condições e/ou restrições adicionais específicas estejam claramente explícitas na página correspondente.