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34 habilidades encontradas e 22 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 4 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para dado.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TDEIHS01 - Compreender o conceito de computador e identificar dispositivos que são computadores
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
computador dispositivo tablets
Educação Infantil
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TDEICR01 - Compreender o conceito de internet e da transmissão de dados entre máquinas
BNCC:

[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...

Palavras-chave:
computador internet rede vídeo
Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD01LD01 - Reconhecer e explorar tecnologias digitais
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar família tecnologias digitais
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC01AB01 - Compreender que os computadores não têm inteligência e apenas realizam o que é programado
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
computador cuidado expressar inteligência programa
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD02CD02 - Analisar e refletir sobre as trilhas de impressões em meio digital
BNCC:

[ EF02HI09] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experi...

Palavras-chave:
digital famílias perigo trilhas web
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC02AB01 - Reconhecer os diferentes tipos de dados
BNCC:

[ EF02MA22] Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de ...

[ EF02MA23] Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três...

Palavras-chave:
dado tabela texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC02DE01 - Decompor, identificar e explicar a função das partes e sensores encontrados em dispositivos digitais e seus usos em algoritmos
BNCC:

[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
algoritmo celular digital dispositivo eletrônico jogos sensores tecnologia áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD02 - Pesquisar, acessar e reter informações de diferentes fontes digitais para autoria de documentos
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
autoria dado digital expressar programa software texto vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD03HS01 - Identificar os componentes de um dispositivo computacional classificando-os em entrada, processamento e saída
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
dado
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD03CR01 - Compreender a diferença entre redes sem fio e cabeadas quanto ao tráfego de informações
BNCC:

[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...

Palavras-chave:
computador internet rede tráfego
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC03AB01 - Compreender a distinção entre dado e informação, representando-os de maneiras alternativas (números, instruções ou imagem)
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
cálculo dado dispositivo problema texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC03AB02 - Entender que o computador utiliza números binários para representar todos os dados
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
binários computador cálculo dado problema
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC03RP02 - Prever o resultado de algoritmos e identificar padrões de entrada/saída
BNCC:

[ EF03MA03] Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o...

[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

Palavras-chave:
algoritmo entrada números naturais padrões problema saída
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD04CD01 - Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador dado digital fonte gênero textual tecnologia texto web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC04AB02 - Compreender que dados podem ser estruturados em tabelas para torná-los úteis e mais fáceis de manipular
BNCC:

[ EF04MA27] Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e e...

Palavras-chave:
dado texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC04AL02 - Compreender o conceito de vetores e matrizes bidimensionais
BNCC:

[ EF04MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organ...

Palavras-chave:
dado
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD05CD01 - Distinguir informações verdaderias e falsas, conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis
BNCC:

[ EF05HI04] Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversid...

Palavras-chave:
cidadania dado digital fake news
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD05CD03 - Reconhecer e refletir sobre os jogos on-line e as informações do usuário
BNCC:

[ EF05MA25] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organi...

Palavras-chave:
dado jogo tabela tecnologia texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD05CR02 - Compreender os critérios de ordenação dos resultados de buscadores da internet
BNCC:

[ EF05GE06] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de com...

Palavras-chave:
internet transformações web
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD06LD01 - Aplicar protocolos de segurança e privacidade em ambientes virtuais.
BNCC:

[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...

Palavras-chave:
ambientes virtuais dado leitura mídia privacidade protocolo segurança tecnologia
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD06CD01 - Analisar as tomadas de decisão sobre usos da tecnologia e suas relações com a sustentabilidade.
BNCC:

[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...

Palavras-chave:
dado
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD06RD01 - Comparar diferentes formas de aquisição de dados por dispositivos computacionais
BNCC:
Palavras-chave:
dado dispositivo periférico
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD06CR01 - Compreender fundamentos básicos do funcionamento da internet
BNCC:
Palavras-chave:
dado internet vídeo
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD07RD01 - Compreender o conceito de banco de dados e fundamentos da organização da informação em bancos de dados
BNCC:

[ EF07MA37] Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulg...

Palavras-chave:
chave primária código dado mídia
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC07DE01 - Compreender que a automatização de um problema é composta pela definição dos dados (representação abstrata da realidade) e do processo (algoritmo)
BNCC:

[ EF07CI01] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e pro...

[ EF07CI06] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na ...

Palavras-chave:
algoritmo automatização cálculo dado mudanças problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD08CD02 - Distinguir os tipos de dados pessoais que são solicitados em espaços digitais e os riscos associados
BNCC:

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
cultura digital dado dados pessoais digital rede risco site texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD08CD03 - Reconhecer e analisar problemas de segurança de dados pessoais
BNCC:

[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...

Palavras-chave:
computador dado digital hackers problemas segurança
Ensino Fundamental II - 8º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD08RD01 - Realizar consultas e/ou aplicar filtros em tabelas de bancos de dados
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

[ EF08MA06] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico d...

Palavras-chave:
banco de dados dado expressões algébricas filtro operações percentual problema tecnologia valor numérico
Ensino Fundamental II - 8º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD08CR01 - Compreender o conceito de computação em nuvem e armazenamento de dados em nuvem
BNCC:
Palavras-chave:
armazenamento computação dado nuvem
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC08AB02 - Conhecer os algoritmos de pesquisa em dados
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo porcentagens problema tecnologia vetor
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC08AL02 - Usar e manipular estruturas de dados diversas
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
algoritmo dado equações polinomiais fluxograma sequência numérica tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC08RP01 - Entender a importância da identificação de padrões (redundâncias) para a compressão de dados
BNCC:

[ EF08MA06] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico d...

Palavras-chave:
compressão de dados código numérico expressões algébricas identificação de padrões operações problema texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD09RD01 - Compreender fundamentos do armazenamento e da compressão de imagens
BNCC:
Palavras-chave:
armazenamento bitmap codificada compressão de dados compressão de imagens
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD09CR01 - Compreender o conceito de criptografia e sua aplicação para segurança no tráfego de informações em redes
BNCC:

[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...

Palavras-chave:
algoritmo criptografia dado desenvolvimento rede segurança tecnologia textos transformações tráfego

Competências

HMCCP02
Hardware e manutenção de computadores
108 horas
Planejar e executar a instalação de sistemas operacionais em computadores pessoais, incluindo a instalação de aplicativos, componentes de hardware e periféricos, tendo em vista a segurança da informação e a privacidade de dados.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Instalar sistemas operacionais em computadores.

Realizar instalação de aplicativos diversos em sistemas operacionais.

Projetar uma aplicação que consiste em uma página executada por um navegador e capaz de consumir dados oriundos de um servidor web.

Modelar um banco de dados relacional em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Aplicar linguagem SQL para criar, consultar, atualizar ou apagar dados em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Utilizar as melhores técnicas de visualizações, dashboards ou gráficos para comunicar informações contidas nos dados.

Analisar o cenário de transformação digital e o processo de trabalho com dados

Caracterizar e relacionar o ciclo de vida dos dados

Compreender a modelagem de um banco de dados relacional e analítico em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados.

Aplicar línguagem SQL para criar, consultar, atualizar ou apagar dados em um sistema gerenciador de Banco de Dados.

Identificar estruturas de dados, técnicas de limpeza e tratamento de dados

Desenvolver limpeza e tratamento de dados

Identificar soluções para análise de grande volume de dados, estruturados e não-estruturados

Utilizar as melhores técnicas e métodos no planejamento, análise, implementação, testes e evolução de sistemas em pipelines de dados

Identificar ferramentas para ingestão de dados

Aplicar técnicas de ingestão de dados

Identificar as principais características dos métodos estatísticos aplicados a análise de dados

Estruturar cálculos estatísticos para fundamentar análise de dados

Utilizar ferramentas de análise de dados

Identificar tendências e métodos na análise de dados

Identificar metodologias ágeis pertinentes a um projeto de dados

Planejar a execução de tarefas e etapas de um projeto de dados

Implementar visualização eficaz de dados

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Cuidado com plágio e autoria de documentos.

Cuidado com plágio e autoria de projetos audiovisuais.

Atenção com dados e informações na web.

Cuidado com plágio e autoria de documentos, planilhas, apresentações, audiovisuais.

Cuidado com plágio e autoria de imagens e projetos.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoaisou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

Respeito e cuidado nas interações com às pessoas

RSCCP03
Redes e Segurança de computadores
144 horas
Instalar, configurar e monitorar serviços e sistemas operacionais de redes (servidores) físicos ou virtuais, considerando a privacidade de dados e informações.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Realizar instalação, configuração e administração de servidores de rede.

Realizar instalação, configuração e administração de serviços de rede locais ou remotos (nuvem).

Realizar monitoramento de servidores e serviços de redes.

Projetar uma aplicação que consiste em uma página executada por um navegador e capaz de consumir dados oriundos de um servidor web.

Modelar um banco de dados relacional em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Aplicar linguagem SQL para criar, consultar, atualizar ou apagar dados em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Utilizar as melhores técnicas de visualizações, dashboards ou gráficos para comunicar informações contidas nos dados.

Analisar o cenário de transformação digital e o processo de trabalho com dados

Caracterizar e relacionar o ciclo de vida dos dados

Compreender a modelagem de um banco de dados relacional e analítico em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados.

Aplicar línguagem SQL para criar, consultar, atualizar ou apagar dados em um sistema gerenciador de Banco de Dados.

Identificar estruturas de dados, técnicas de limpeza e tratamento de dados

Desenvolver limpeza e tratamento de dados

Identificar soluções para análise de grande volume de dados, estruturados e não-estruturados

Utilizar as melhores técnicas e métodos no planejamento, análise, implementação, testes e evolução de sistemas em pipelines de dados

Identificar ferramentas para ingestão de dados

Aplicar técnicas de ingestão de dados

Identificar as principais características dos métodos estatísticos aplicados a análise de dados

Estruturar cálculos estatísticos para fundamentar análise de dados

Utilizar ferramentas de análise de dados

Identificar tendências e métodos na análise de dados

Identificar metodologias ágeis pertinentes a um projeto de dados

Planejar a execução de tarefas e etapas de um projeto de dados

Implementar visualização eficaz de dados

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Cuidado com plágio e autoria de documentos.

Cuidado com plágio e autoria de projetos audiovisuais.

Atenção com dados e informações na web.

Cuidado com plágio e autoria de documentos, planilhas, apresentações, audiovisuais.

Cuidado com plágio e autoria de imagens e projetos.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoaisou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

Respeito e cuidado nas interações com às pessoas

RSCCP04
Redes e Segurança de computadores
144 horas
Compreender e analisar a segurança da informação e a proteção de dados, incluindo leis normas e padrões, para avaliar e mitigar riscos em redes e sistemas computacionais
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Desenvolver e aplicar políticas de privacidade e segurança da informação aderentes à legislação vigente.

Projetar uma aplicação que consiste em uma página executada por um navegador e capaz de consumir dados oriundos de um servidor web.

Modelar um banco de dados relacional em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Aplicar linguagem SQL para criar, consultar, atualizar ou apagar dados em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Utilizar as melhores técnicas de visualizações, dashboards ou gráficos para comunicar informações contidas nos dados.

Analisar o cenário de transformação digital e o processo de trabalho com dados

Caracterizar e relacionar o ciclo de vida dos dados

Compreender a modelagem de um banco de dados relacional e analítico em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados.

Aplicar línguagem SQL para criar, consultar, atualizar ou apagar dados em um sistema gerenciador de Banco de Dados.

Identificar estruturas de dados, técnicas de limpeza e tratamento de dados

Desenvolver limpeza e tratamento de dados

Identificar soluções para análise de grande volume de dados, estruturados e não-estruturados

Utilizar as melhores técnicas e métodos no planejamento, análise, implementação, testes e evolução de sistemas em pipelines de dados

Identificar ferramentas para ingestão de dados

Aplicar técnicas de ingestão de dados

Identificar as principais características dos métodos estatísticos aplicados a análise de dados

Estruturar cálculos estatísticos para fundamentar análise de dados

Utilizar ferramentas de análise de dados

Identificar tendências e métodos na análise de dados

Identificar metodologias ágeis pertinentes a um projeto de dados

Planejar a execução de tarefas e etapas de um projeto de dados

Implementar visualização eficaz de dados

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Cuidado com plágio e autoria de documentos.

Cuidado com plágio e autoria de projetos audiovisuais.

Atenção com dados e informações na web.

Cuidado com plágio e autoria de documentos, planilhas, apresentações, audiovisuais.

Cuidado com plágio e autoria de imagens e projetos.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoaisou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

Respeito e cuidado nas interações com às pessoas

ASICP07
Aplicativos computacionais e sistemas para internet
108 horas
Projetar, modelar e implementar esquemas de armazenamento, acesso e visualização de dados
Habilidades:

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.

Projetar uma aplicação que consiste em uma página executada por um navegador e capaz de consumir dados oriundos de um servidor web.

Modelar um banco de dados relacional em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Aplicar linguagem SQL para criar, consultar, atualizar ou apagar dados em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Utilizar as melhores técnicas de visualizações, dashboards ou gráficos para comunicar informações contidas nos dados.

Analisar o cenário de transformação digital e o processo de trabalho com dados

Caracterizar e relacionar o ciclo de vida dos dados

Compreender a modelagem de um banco de dados relacional e analítico em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados.

Aplicar línguagem SQL para criar, consultar, atualizar ou apagar dados em um sistema gerenciador de Banco de Dados.

Identificar estruturas de dados, técnicas de limpeza e tratamento de dados

Desenvolver limpeza e tratamento de dados

Identificar soluções para análise de grande volume de dados, estruturados e não-estruturados

Utilizar as melhores técnicas e métodos no planejamento, análise, implementação, testes e evolução de sistemas em pipelines de dados

Identificar ferramentas para ingestão de dados

Aplicar técnicas de ingestão de dados

Identificar as principais características dos métodos estatísticos aplicados a análise de dados

Estruturar cálculos estatísticos para fundamentar análise de dados

Utilizar ferramentas de análise de dados

Identificar tendências e métodos na análise de dados

Identificar metodologias ágeis pertinentes a um projeto de dados

Planejar a execução de tarefas e etapas de um projeto de dados

Implementar visualização eficaz de dados

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Cuidado com plágio e autoria de documentos.

Cuidado com plágio e autoria de projetos audiovisuais.

Atenção com dados e informações na web.

Cuidado com plágio e autoria de documentos, planilhas, apresentações, audiovisuais.

Cuidado com plágio e autoria de imagens e projetos.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoaisou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

Respeito e cuidado nas interações com às pessoas

Competências Ensino Médio

HMCCP02
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Planejar e executar a instalação de sistemas operacionais em computadores pessoais, incluindo a instalação de aplicativos, componentes de hardware e periféricos, tendo em vista a segurança da informação e a privacidade de dados.
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

RSCCP03
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Instalar, configurar e monitorar serviços e sistemas operacionais de redes (servidores) físicos ou virtuais, considerando a privacidade de dados e informações.
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

RSCCP04
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Compreender e analisar a segurança da informação e a proteção de dados, incluindo leis normas e padrões, para avaliar e mitigar riscos em redes e sistemas computacionais
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

ASICP07
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Projetar, modelar e implementar esquemas de armazenamento, acesso e visualização de dados
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

TDEMCC01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Analisar a segurança digital de dados e suas aplicações e implicações na privacidade, proteção de dados pessoais e segurança digital.
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

TDEMRM01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Criar e utilizar ambientes imersivos de realidade aumentada, virtual ou misturada, desenvolvendo pensamento crítico sobre usos, limitações, desafios e cuidados nestes ambientes.
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.

Projetar aplicações, experiências ou ambientes imersivos em realidades virtuais ou aumentadas.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.

Plataformas de criação de realidade virtual e aumentada.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

PCEMDA01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Criar aplicativos para dispositivos móveis considerando fatores como usabilidade, acessibilidade, experiência do usuário, padrões de sistemas operacionais de dispositivos móveis, respeito à privacidade de dados, aos direitos autorais e às licenças de software.
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Prototipação de aplicativos.

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

PCEMCD01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Coletar, organizar, visualizar e interpretar conjuntos de dados para extração de informações, conhecimentos, criações de previsões que apoiem a tomada de decisão.
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

GEDDS01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Compreender os ambientes organizacionais e a importância dos dados nos processos de transformação digital e inovação, além dos processos de gestão de ciclo de vida dos dados, desde sua originação até o uso
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

GEDDS02
Cultura digital ( Cd)
120 horas
Projetar, modelar e implementar esquemas de armazenamento de dados; Criar scripts de manipulação de dados e transformações, utilizando línguagem SQL
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

GEDDS03
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Aplicar conhecimentos e técnicas de lógica de programação utilizando línguagens voltadas a dados
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

GEDDS04
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Aplicar técnicas de limpeza e tratamento de dados, compreendendo suas estruturas
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

GEDDS05
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Aplicar técnicas de visualização, painéis ou gráficos para comunicar informações contidas nos dados
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

GEDDS06
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Compreender e apresentar insights sobre dados em vários formatos, incluindo apresentações orais, relatórios escritos e visualizações interativas sobre tópicos em gestão de dados
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

BGDAT01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Avaliar metodologias e ferramentas para a infraestrutura de processamento de dados em larga escala.
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

BGDAT03
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Utilizar linguagens e ferramentas para ingestão de dados
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

BGDAT04
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Compreender e apresentar insights sobre dados em vários formatos, incluindo apresentações orais, relatórios escritos e visualizações interativas sobre tópicos em Big Data
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

ANEDS01
Cultura digital ( Cd)
120 horas
Aplicar estatísticas descritivas e distribuições para análise de dados
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

ANEDS02
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Desenvolver análises exploratórias e descritivas de dados, utilizando-se ferramentas de análise de dados, identificando tendências e métodos em inteligência artificial
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

ANEDS03
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Aplicar metodologias ágeis a projetos de dados em ambientes organizacionais
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

ANEDS04
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Aplicar técnicas de visualização de dados em um contexto adequado para apresentação de uma solução ou resultado de análise
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

ANEDS05
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Compreender e apresentar insights sobre dados em vários formatos, incluindo apresentações orais, relatórios escritos e visualizações interativas sobre tópicos em análise de dados
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

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