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19 habilidades encontradas e 3 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 1 competência encontrada do Currículo Educação Profissional Técnica para dispositivo.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Cultura Digital
Letramento Digital
CDEILD01 - Compreender o conceito de interface
BNCC:

[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...

[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico habilidades manuais interface vídeo
Educação Infantil
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CDEITS01 - Reconhecer as diferenças entre os objetos dotados, ou não, de fonte de energia.
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico rede tablet
Educação Infantil
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TDEIHS01 - Compreender o conceito de computador e identificar dispositivos que são computadores
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
computador dispositivo tablets
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD02HS01 - Compreender o conceito de periférico como dispositivo de hardware
BNCC:
Palavras-chave:
computador dispositivo hardware periférico
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC02DE01 - Decompor, identificar e explicar a função das partes e sensores encontrados em dispositivos digitais e seus usos em algoritmos
BNCC:

[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
algoritmo celular digital dispositivo eletrônico jogos sensores tecnologia áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD03 - Usar softwares educacionais
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
explorar mídia programa software texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD03RD02 - Compreender o conceito de arquivo
BNCC:
Palavras-chave:
arquivo vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD03HS01 - Identificar os componentes de um dispositivo computacional classificando-os em entrada, processamento e saída
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
celular componentes computador dado dispositivo pesquisa tabela tablet tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD03HS02 - Identificar a presença de memória nos dispositivos computacionais
BNCC:
Palavras-chave:
celular dispositivo memória vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC03AB01 - Compreender a distinção entre dado e informação, representando-os de maneiras alternativas (números, instruções ou imagem)
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
cálculo dado dispositivo problema texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC03RP01 - Identificar e propor novas maneiras de interação ou interface (entrada e saída) em dispositivos computacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador diagrama dispositivo eletrônico explorar interação interface software tecnologia texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD04RD03 - Compreender que as informações digtais são representadas em bytes
BNCC:

[ EF04MA20] Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacida...

Palavras-chave:
arquivo bytes computador
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD04HS02 - Distinguir memória volátil (RAM) e memória persistente
BNCC:
Palavras-chave:
RAM bytes digital dispositivo memória
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC04DE01 - Classificar dispositivos digitais de acordo com suas características, usos ou funcionalidades
BNCC:

[ EF04MA08] Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas...

Palavras-chave:
agrupamento dispositivo funcionalidade número
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD05HS01 - Conhecer sistemas operacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador dispositivo eletrônico hardware jogo pesquisa recursos digitais sistemas operacionais software tablet tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD06CD01 - Analisar as tomadas de decisão sobre usos da tecnologia e suas relações com a sustentabilidade.
BNCC:

[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...

Palavras-chave:
dado dispositivo leitura mídia sustentabilidade tecnologia
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD06RD01 - Comparar diferentes formas de aquisição de dados por dispositivos computacionais
BNCC:
Palavras-chave:
dado dispositivo periférico
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD06HS01 - Conhecer a arquitetura básica de um computador
BNCC:
Palavras-chave:
arquitetura computador dispositivo vídeo
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC07RP01 - Identificar elementos que se repetem em diferentes softwares e compreender a modularização ou reuso de algoritmos
BNCC:

[ EF07MA06] Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma ...

Palavras-chave:
algoritmo interface modularização problema software

Competências

ASICP04
Aplicativos computacionais e sistemas para internet
108 horas
Desenvolver, realizar manutenção e documentar sistemas para dispositivos móveis.
Habilidades:

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Desenvolver aplicações nativas para dispositivos móveis utilizando uma plataforma de desenvolvimento.

Resolver problemas relacionados a sistemas para dispositivos móveis.

Estruturar sistemas para dispositivos móveis.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Competências Ensino Médio

ASICP04
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Desenvolver, realizar manutenção e documentar sistemas para dispositivos móveis.
Habilidades:

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Controlar dispositivos externos usando saídas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Controle de motores, displays, LEDs, buzzers e alto falantes; Saídas analógicas (PWM), digitais e suas diferenças.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

PCEMDA01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Criar aplicativos para dispositivos móveis considerando fatores como usabilidade, acessibilidade, experiência do usuário, padrões de sistemas operacionais de dispositivos móveis, respeito à privacidade de dados, aos direitos autorais e às licenças de software.
Habilidades:

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Controlar dispositivos externos usando saídas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Prototipação de aplicativos.

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Controle de motores, displays, LEDs, buzzers e alto falantes; Saídas analógicas (PWM), digitais e suas diferenças.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

PCEMIC01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Criar dispositivos eletrônicos conectados que possam interagir com o mundo físico para melhorar a qualidade de vida das pessoas e criar impactos sociais positivos e transformadores.
Habilidades:

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Controlar dispositivos externos usando saídas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Controle de motores, displays, LEDs, buzzers e alto falantes; Saídas analógicas (PWM), digitais e suas diferenças.

Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

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CEP 05434-060
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