Início
Sobre
Currículo Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação Prof. Téc. Ciência de Dados
FAQ
Contato
Currículo de
Tecnologia
e Computação
Imagem com a logo do CIEB
Início
Sobre
Currículo Educação Básica Currículo Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação Ed. Prof. Téc. Ciência de Dados

Após responder estes 4 campos, o currículo será imediatamente disponibilizado . Obrigado(a)!

*Dados obrigatórios
Verifique o bloqueador de pop-up do seu navegador.
  • Busca avançada:
  • Habilidades BNCC
  • Materiais de Referência
  • Palavras-chave
36 habilidades encontradas e 4 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 1 competência encontrada do Currículo Educação Profissional Técnica para internet.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TDEICR01 - Compreender o conceito de internet e da transmissão de dados entre máquinas
BNCC:

[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...

Palavras-chave:
computador internet rede vídeo
Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD01LD01 - Reconhecer e explorar tecnologias digitais
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar família tecnologias digitais
Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD01CD01 - Reconhecer a relação entre idades e usos em meio digital
BNCC:

[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...

Palavras-chave:
digital internet ler relação
Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD01HS01 - Compreender os conceitos de hardware e software
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico explorar hardware recursos digitais software tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD01CR01 - Utilizar a internet para acessar informações
BNCC:

[ EF01HI05] Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais...

[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...

[ EF15AR24] Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, c...

Palavras-chave:
acessar experimentar internet jogos leitura ler navegar web
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD02LD01 - Interagir com as diferentes mídias
BNCC:

[ EF02CI04] Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, f...

Palavras-chave:
mídias texto vídeo
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD02CD02 - Analisar e refletir sobre as trilhas de impressões em meio digital
BNCC:

[ EF02HI09] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experi...

Palavras-chave:
digital famílias perigo trilhas web
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD02TS01 - Realizar pesquisas na internet
BNCC:

[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...

Palavras-chave:
internet leitura ler texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD02HS02 - Compreender o conceito de aplicativos como diferentes tipos de software
BNCC:

[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...

Palavras-chave:
aplicativo celular digital internet software texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD02CR01 - Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet
BNCC:

[ EF02GE09] Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagen...

[ EF12LP08] Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do prof...

Palavras-chave:
busca internet ler ordenação texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD01 - Investigar e experimentar novos formatos de leitura da realidade
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
digital leitura problema tecnologia vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD02 - Pesquisar, acessar e reter informações de diferentes fontes digitais para autoria de documentos
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
autoria dado digital expressar programa software texto vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD03CD01 - Apresentar julgamento apropriado quando da navegação em sites diversos
BNCC:

[ EF03HI09] Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas...

Palavras-chave:
jogo site tecnologia ética
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD03CD02 - Compreender as trilhas de impressões em meio digital deixadas pelas pessoas em jogos on-line, bem como a presença de pessoas de várias idades no mesmo ambiente
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
digital jogo ritmo web
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD03HS01 - Identificar os componentes de um dispositivo computacional classificando-os em entrada, processamento e saída
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
celular componentes computador dado dispositivo pesquisa tabela tablet tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD03CR01 - Compreender a diferença entre redes sem fio e cabeadas quanto ao tráfego de informações
BNCC:

[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...

Palavras-chave:
computador internet rede tráfego
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD03CR02 - Compreender noções sobre a formação das URLs (endereços de internet)
BNCC:
Palavras-chave:
URLs internet
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD04CD01 - Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador dado digital fonte gênero textual tecnologia texto web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD04CD02 - Selecionar e visualizar vídeos disponíveis na internet
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
gênero textual internet texto vídeo
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD04TS02 - Reconhecer e refletir sobre direitos autorais
BNCC:

[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...

Palavras-chave:
digital direitos autorais software tecnologia texto transformações web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD04RD02 - Compreender o conceito de bit e byte
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...

Palavras-chave:
algoritmo bit byte cálculo número natural problema
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD04HS01 - Identificar componentes fundamentais do computador: Processador e Memória
BNCC:
Palavras-chave:
computador identificação de componentes internet memória processador vídeo
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD04CR01 - Compreender o tráfego de informações e o conceito de largura de banda
BNCC:

[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...

Palavras-chave:
banda larga internet rede texto tráfego vídeo
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD05CD01 - Distinguir informações verdaderias e falsas, conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis
BNCC:

[ EF05HI04] Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversid...

Palavras-chave:
cidadania dado digital fake news
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD05CR01 - Realizar pesquisas avançadas na internet
BNCC:

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
internet texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD05CR02 - Compreender os critérios de ordenação dos resultados de buscadores da internet
BNCC:

[ EF05GE06] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de com...

Palavras-chave:
internet transformações web
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD06LD01 - Aplicar protocolos de segurança e privacidade em ambientes virtuais.
BNCC:

[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...

Palavras-chave:
ambientes virtuais dado leitura mídia privacidade protocolo segurança tecnologia
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD06CD02 - Apresentar conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar em ambiente digital, considerando a ética e o respeito
BNCC:

[ EF06LP08] Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades cons...

[ EF06LP12] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pr...

Palavras-chave:
coesão conduta digital linguagem recursos semânticos texto ética
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD06HS01 - Conhecer a arquitetura básica de um computador
BNCC:
Palavras-chave:
arquitetura computador dispositivo vídeo
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD06CR01 - Compreender fundamentos básicos do funcionamento da internet
BNCC:
Palavras-chave:
dado internet vídeo
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD07HS01 - Compreender princípios básicos da interação humano-computador
BNCC:

[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...

[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...

Palavras-chave:
computador eletrônico internet jogo navegação sistema tecnologia transformações
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD07CR01 - Conhecer diferentes serviços oferecidos na internet
BNCC:
Palavras-chave:
internet vídeo
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC07AB01 - Conhecer o conceito de grafo e identificar instâncias do mundo real e digital que podem ser representadas por um grafo
BNCC:

[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...

Palavras-chave:
digital fluxograma grafo internet problema rede
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD08CD02 - Distinguir os tipos de dados pessoais que são solicitados em espaços digitais e os riscos associados
BNCC:

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
cultura digital dado dados pessoais digital rede risco site texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD08CD03 - Reconhecer e analisar problemas de segurança de dados pessoais
BNCC:

[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...

Palavras-chave:
computador dado digital hackers problemas segurança
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD09CD02 - Compreender o direito digital e suas relações com o cotidiano do universo digital
BNCC:

[ EF09HI25] Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
digital direito digital responsabilidade transformações universo digital

Competências

ASICP03
Aplicativos computacionais e sistemas para internet
108 horas
Desenvolver, realizar manutenção e documentar sistemas para internet.
Habilidades:

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.

Desenvolver aplicações web dinâmicas executadas em um servidor web e utilizadas por um navegador web.

Projetar uma aplicação que consiste em uma página executada por um navegador e capaz de consumir dados oriundos de um servidor web.

Resolver problemas relacionados a sistemas para internet.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Empatia ao se comunicar na internet.

Responsabilidade social no uso da internet.

Competências Ensino Médio

ASICP03
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Desenvolver, realizar manutenção e documentar sistemas para internet.
Habilidades:

Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto

Analisar criticamente a informação disponível na internet

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet

Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Criar páginas estáticas para a internet.

Criar conteúdo dinâmico para a internet.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

Hipertexto: conceito e usos

Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

História da internet e da World Wide Web.

Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.

Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

CDEMAD01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Produzir conhecimento e conteúdo com base nos multiletramentos, por meio de sinais verbais e não verbais, códigos, a fim de utilizar os recursos digitais e a internet em seu cotidiano.
Habilidades:

Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto

Analisar criticamente a informação disponível na internet

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Praticar a captação de áudio e vídeo.

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Aplicar técnicas de planejamento e produção audiovisual.

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet

Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Criar páginas estáticas para a internet.

Criar conteúdo dinâmico para a internet.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

Hipertexto: conceito e usos

Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Planejamento e Produção de áudio e vídeo

Captação de áudio e vídeo.

Edição de áudio e vídeo.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

História da internet e da World Wide Web.

Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.

Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

CDEMSD01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Identificar e aplicar técnicas de proteção e segurança digital de informações, principalmente às relacionadas ao uso da internet.
Habilidades:

Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto

Analisar criticamente a informação disponível na internet

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet

Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Criar páginas estáticas para a internet.

Criar conteúdo dinâmico para a internet.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

Hipertexto: conceito e usos

Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

História da internet e da World Wide Web.

Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.

Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

PCEMTI01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Criar páginas estáticas e dinâmicas para a internet utilizando suas tecnologias subjacentes, tendo em vista a segurança nas redes, privacidade e navegação segura.
Habilidades:

Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto

Analisar criticamente a informação disponível na internet

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet

Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Compreender o funcionamento dos protocolos TCP/IP.

Criar páginas estáticas para a internet.

Criar conteúdo dinâmico para a internet.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

Hipertexto: conceito e usos

Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

História da internet e da World Wide Web.

Pilha de protocolos TCP/IP; endereçamento IP; protocolos HTTP, FTP e SMTP; Sistema de Nomes de Domínio (DNS); estrutura de um URL.

Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.

Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

Imagem com a Logo do CIEB
Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
  • Início
  • Sobre o Curriculo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • BNCC
  • Acesso ao Currículo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • Educação Profissional Técnica Ciência de Dados
  • FAQ
  • Contato
CC BY-SA
O conteúdo publicado no site do CIEB está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a menos que condições e/ou restrições adicionais específicas estejam claramente explícitas na página correspondente.