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13 habilidades encontradas e 4 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 1 competência encontrada do Currículo Educação Profissional Técnica para problemas.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD03TS01 - Relacionar o uso da tecnologia com as questões socioeconômicas, locais e regionais
BNCC:

[ EF03GE08] Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas cau...

[ EF03HI11] Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
consumo expressar famílias problema ritmo socioeconômicas tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC03RP02 - Prever o resultado de algoritmos e identificar padrões de entrada/saída
BNCC:

[ EF03MA03] Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o...

[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

Palavras-chave:
algoritmo entrada números naturais padrões problema saída
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC05AB02 - Entender que alguns problemas não podem ser resolvidos com computadores
BNCC:

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador problema texto
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD06TS01 - Analisar problemas sociais de sua cidade ou estado a partir de ambientes digitais, propondo soluções.
BNCC:

[ EF06GE13] Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas ...

Palavras-chave:
digital expressar problema
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC06AL02 - Encontrar e solucionar problemas em programas (depurar) utilizando uma linguagem de programação visual (blocos)
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo depurar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC07AB01 - Conhecer o conceito de grafo e identificar instâncias do mundo real e digital que podem ser representadas por um grafo
BNCC:

[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...

Palavras-chave:
digital fluxograma grafo internet problema rede
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC07DE01 - Compreender que a automatização de um problema é composta pela definição dos dados (representação abstrata da realidade) e do processo (algoritmo)
BNCC:

[ EF07CI01] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e pro...

[ EF07CI06] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na ...

Palavras-chave:
algoritmo automatização cálculo dado mudanças problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD08CD03 - Reconhecer e analisar problemas de segurança de dados pessoais
BNCC:

[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...

Palavras-chave:
computador dado digital hackers problemas segurança
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC08AB01 - Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em linguagem de programação
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo linguagem de programação porcentagens problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC08AL01 - Experienciar e construir algoritmos de média complexidade utilizando uma linguagem de programação
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
algoritmo equações polinomiais fluxograma linguagem de programação problema sequência numérica tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC08AL02 - Usar e manipular estruturas de dados diversas
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
algoritmo dado equações polinomiais fluxograma sequência numérica tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD09CD01 - Analisar e refletir sobre o tempo de vivência on-line, em jogos, em redes sociais, dentre outros
BNCC:

[ EF09LI01] Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e c...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
celular jogo rede tecnologia vivência on-line
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC09AB01 - Compreender e identificar em um algoritmo a necessidade de utilizar a recursividade para solucionar um problema
BNCC:

[ EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...

Palavras-chave:
algoritmo notação científica números reais operações problema recursividade recursão

Competências

HMCCP03
Hardware e manutenção de computadores
72 horas
Identificar e solucionar problemas de hardware e software por meio de técnicas e serviços que consideram a sustentabilidade e a ética
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Resolver problemas de funcionamento em hardware e software.

Identificar problemas em hardware e software.

Resolver problemas relacionados a sistemas para desktop.

Resolver problemas relacionados a sistemas para internet.

Resolver problemas relacionados a sistemas para dispositivos móveis.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

Proatividade na resolução de problemas.

Competências Ensino Médio

HMCCP03
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Identificar e solucionar problemas de hardware e software por meio de técnicas e serviços que consideram a sustentabilidade e a ética
Habilidades:

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecimentos:

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

CDEMET01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Desenvolver soluções inovadoras utilizando tecnologias para resolver problemas.
Habilidades:

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecimentos:

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Empreendedorismo: teoria e prática

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

PCEMPC01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Resolver problemas por meio do desenvolvimento de algoritmos e implementá-los em linguagens de programação textual.
Habilidades:

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Avaliar diferentes soluções algorítmicas para um mesmo problema em termos de desempenho e complexidade de tempo e espaço.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Conhecimentos:

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Medidas de desempenho e complexidade de algoritmos.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

PCEMSN01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Criar modelos computacionais de fenômenos naturais para simular situações, levantar questões-problemas, comprovar ou refutar hipóteses e entender fenômenos.
Habilidades:

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Desenvolver ou utilizar modelos matemáticos que descrevam ou expliquem fenômenos naturais.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Conhecimentos:

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Constantes; Variáveis dependentes; Variáveis independentes; Relações geométricas, gráficas, algébricas ou estatísticas entre variáveis.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

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CEP 05434-060
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