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14 habilidades encontradas e 5 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 4 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para rede.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CDEITS01 - Reconhecer as diferenças entre os objetos dotados, ou não, de fonte de energia.
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico rede tablet
Educação Infantil
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TDEICR01 - Compreender o conceito de internet e da transmissão de dados entre máquinas
BNCC:

[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...

Palavras-chave:
computador internet rede vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD03CD01 - Apresentar julgamento apropriado quando da navegação em sites diversos
BNCC:

[ EF03HI09] Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas...

Palavras-chave:
jogo site tecnologia ética
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD03CR01 - Compreender a diferença entre redes sem fio e cabeadas quanto ao tráfego de informações
BNCC:

[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...

Palavras-chave:
computador internet rede tráfego
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD04CR01 - Compreender o tráfego de informações e o conceito de largura de banda
BNCC:

[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...

Palavras-chave:
banda larga internet rede texto tráfego vídeo
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD06CR01 - Compreender fundamentos básicos do funcionamento da internet
BNCC:
Palavras-chave:
dado internet vídeo
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD07CR01 - Conhecer diferentes serviços oferecidos na internet
BNCC:
Palavras-chave:
internet vídeo
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC07AB01 - Conhecer o conceito de grafo e identificar instâncias do mundo real e digital que podem ser representadas por um grafo
BNCC:

[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...

Palavras-chave:
digital fluxograma grafo internet problema rede
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD08LD01 - Compartilhar informações por meio de redes sociais.
BNCC:

[ EF08LP14] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articulado...

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
coesão compartilhamento de informações cultura digital digital rede texto ética
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD08CD01 - Compreender e analisar a vivência em redes sociais, em especial sobre as responsabilidades e os perigos dos ambientes virtuais.
BNCC:

[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...

Palavras-chave:
ambientes virtuais perigo rede responsabilidade texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD08CD02 - Distinguir os tipos de dados pessoais que são solicitados em espaços digitais e os riscos associados
BNCC:

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
cultura digital dado dados pessoais digital rede risco site texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD08TS01 - Analisar e refletir sobre as políticas de termos de uso das redes sociais.
BNCC:

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
proteção rede termos de uso
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD09CD01 - Analisar e refletir sobre o tempo de vivência on-line, em jogos, em redes sociais, dentre outros
BNCC:

[ EF09LI01] Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e c...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
celular jogo rede tecnologia vivência on-line
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD09CR01 - Compreender o conceito de criptografia e sua aplicação para segurança no tráfego de informações em redes
BNCC:

[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...

Palavras-chave:
algoritmo criptografia dado desenvolvimento rede segurança tecnologia textos transformações tráfego

Competências

RSCCP01
Redes e Segurança de computadores
288 horas
Compreender conceitos e componentes fundamentais das redes de computadores e suas aplicações.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Identificar componentes de redes.

Reconhecer as características das redes de computadores.

Realizar configuração de redes cabeadas ou sem fio.

Integrar componentes na implantação de redes locais ou de longa distância.

Realizar instalação, configuração e administração de servidores de rede.

Realizar instalação, configuração e administração de serviços de rede locais ou remotos (nuvem).

Realizar monitoramento de servidores e serviços de redes.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

RSCCP02
Redes e Segurança de computadores
288 horas
Implantar redes privadas de computadores cabeadas ou sem fio, combinando componentes e serviços locais e de longa distância.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Identificar componentes de redes.

Reconhecer as características das redes de computadores.

Realizar configuração de redes cabeadas ou sem fio.

Integrar componentes na implantação de redes locais ou de longa distância.

Realizar instalação, configuração e administração de servidores de rede.

Realizar instalação, configuração e administração de serviços de rede locais ou remotos (nuvem).

Realizar monitoramento de servidores e serviços de redes.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

RSCCP03
Redes e Segurança de computadores
288 horas
Instalar, configurar e monitorar serviços e sistemas operacionais de redes (servidores) físicos ou virtuais, considerando a privacidade de dados e informações.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Identificar componentes de redes.

Reconhecer as características das redes de computadores.

Realizar configuração de redes cabeadas ou sem fio.

Integrar componentes na implantação de redes locais ou de longa distância.

Realizar instalação, configuração e administração de servidores de rede.

Realizar instalação, configuração e administração de serviços de rede locais ou remotos (nuvem).

Realizar monitoramento de servidores e serviços de redes.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

RSCCP04
Redes e Segurança de computadores
288 horas
Compreender e analisar a segurança da informação e a proteção de dados, incluindo leis normas e padrões, para avaliar e mitigar riscos em redes e sistemas computacionais
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Identificar componentes de redes.

Reconhecer as características das redes de computadores.

Realizar configuração de redes cabeadas ou sem fio.

Integrar componentes na implantação de redes locais ou de longa distância.

Realizar instalação, configuração e administração de servidores de rede.

Realizar instalação, configuração e administração de serviços de rede locais ou remotos (nuvem).

Realizar monitoramento de servidores e serviços de redes.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Desenvolver e aplicar políticas de privacidade e segurança da informação aderentes à legislação vigente.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Competências Ensino Médio

RSCCP01
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Compreender conceitos e componentes fundamentais das redes de computadores e suas aplicações.
Habilidades:

Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Conhecimentos:

Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

RSCCP02
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Implantar redes privadas de computadores cabeadas ou sem fio, combinando componentes e serviços locais e de longa distância.
Habilidades:

Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Conhecimentos:

Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

RSCCP03
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Instalar, configurar e monitorar serviços e sistemas operacionais de redes (servidores) físicos ou virtuais, considerando a privacidade de dados e informações.
Habilidades:

Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Conhecimentos:

Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

RSCCP04
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Compreender e analisar a segurança da informação e a proteção de dados, incluindo leis normas e padrões, para avaliar e mitigar riscos em redes e sistemas computacionais
Habilidades:

Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Conhecimentos:

Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

PCEMTI01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Criar páginas estáticas e dinâmicas para a internet utilizando suas tecnologias subjacentes, tendo em vista a segurança nas redes, privacidade e navegação segura.
Habilidades:

Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Compreender o funcionamento dos protocolos TCP/IP.

Criar páginas estáticas para a internet.

Criar conteúdo dinâmico para a internet.

Conhecimentos:

Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

História da internet e da World Wide Web.

Pilha de protocolos TCP/IP; endereçamento IP; protocolos HTTP, FTP e SMTP; Sistema de Nomes de Domínio (DNS); estrutura de um URL.

Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.

Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.

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