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5 habilidades encontradas e 4 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 1 competência encontrada do Currículo Educação Profissional Técnica para softwares.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC01RP01 - Identificar que todos os softwares são programados
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar instruções programa softwares
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD02HS02 - Compreender o conceito de aplicativos como diferentes tipos de software
BNCC:

[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...

Palavras-chave:
aplicativo celular digital internet software texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD03 - Usar softwares educacionais
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
explorar mídia programa software texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD05HS01 - Conhecer sistemas operacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador dispositivo eletrônico hardware jogo pesquisa recursos digitais sistemas operacionais software tablet tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC07RP01 - Identificar elementos que se repetem em diferentes softwares e compreender a modularização ou reuso de algoritmos
BNCC:

[ EF07MA06] Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma ...

Palavras-chave:
algoritmo interface modularização problema software

Competências

ASICP01
Aplicativos computacionais e sistemas para internet
72 horas
Aplicar conhecimentos e técnicas de programação para desenvolver softwares computacionais.
Habilidades:

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.

Aplicar lógica de programação para desenvolver algoritmos.

Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Competências Ensino Médio

ASICP01
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Aplicar conhecimentos e técnicas de programação para desenvolver softwares computacionais.
Habilidades:

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Conhecimentos:

Captação de áudio e vídeo.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

CDEMDE01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Criar materiais gráficos utilizando diferentes softwares de diagramação e editoração no desenvolvimento de projetos.
Habilidades:

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Conhecimentos:

Captação de áudio e vídeo.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

CDEMDT01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Criar desenho técnico e vetorial considerando softwares de manipulação e técnicas no desenvolvimento de projetos.
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Captação de áudio e vídeo.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

TDEMFO01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Produzir fotografia digital, explorando os recursos do equipamento, utilizando diferentes softwares como ferramenta e meio de produção e reprodução das imagens.
Habilidades:

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.

Captar imagens digitais considerando objetivos pessoais ou profissionais.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Conhecimentos:

Captação de áudio e vídeo.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.

Câmera fotográfica: tipos e características Captação de imagens digitais: profundidade, luz e composição

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

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