Início
Sobre
Currículo Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação Prof. Téc. Ciência de Dados
FAQ
Contato
Currículo de
Tecnologia
e Computação
Imagem com a logo do CIEB
Início
Sobre
Currículo Educação Básica Currículo Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação Ed. Prof. Téc. Ciência de Dados

Após responder estes 4 campos, o currículo será imediatamente disponibilizado . Obrigado(a)!

*Dados obrigatórios
Verifique o bloqueador de pop-up do seu navegador.
  • Busca avançada:
  • Habilidades BNCC
  • Materiais de Referência
  • Palavras-chave
43 habilidades encontradas e 4 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para tecnologia.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD01LD01 - Reconhecer e explorar tecnologias digitais
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar família tecnologias digitais
Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD01TS01 - Identificar a presença de tecnologia no cotidiano
BNCC:
Palavras-chave:
família tecnologia
Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD01HS01 - Compreender os conceitos de hardware e software
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD02CD01 - Reconhecer e analisar a apropriação da tecnologia pela família e pelos alunos no dia a dia
BNCC:

[ EF02HI09] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experi...

Palavras-chave:
famílias tecnologia
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC02DE01 - Decompor, identificar e explicar a função das partes e sensores encontrados em dispositivos digitais e seus usos em algoritmos
BNCC:

[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD01 - Investigar e experimentar novos formatos de leitura da realidade
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD03CD01 - Apresentar julgamento apropriado quando da navegação em sites diversos
BNCC:

[ EF03HI09] Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas...

Palavras-chave:
jogo site tecnologia ética
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD03TS01 - Relacionar o uso da tecnologia com as questões socioeconômicas, locais e regionais
BNCC:

[ EF03GE08] Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas cau...

[ EF03HI11] Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
consumo expressar famílias problema ritmo socioeconômicas tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD03HS01 - Identificar os componentes de um dispositivo computacional classificando-os em entrada, processamento e saída
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD03CR01 - Compreender a diferença entre redes sem fio e cabeadas quanto ao tráfego de informações
BNCC:

[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...

Palavras-chave:
computador internet rede tráfego
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC03DE01 - Decompor um algoritmo em processos menores para representação em diagramas (vide PC03AB03)
BNCC:

[ EF03MA16] Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malh...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC03RP01 - Identificar e propor novas maneiras de interação ou interface (entrada e saída) em dispositivos computacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD04CD01 - Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador dado digital fonte gênero textual tecnologia texto web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD04TS01 - Expressar-se usando tecnologias
BNCC:

[ EF15AR05] Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
colaborativo experimentar expressão tecnologia texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD04TS02 - Reconhecer e refletir sobre direitos autorais
BNCC:

[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC04AL02 - Compreender o conceito de vetores e matrizes bidimensionais
BNCC:

[ EF04MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organ...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD01 - Utilizar compactadores de arquivos
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD02 - Integrar os diferentes formatos de arquivos
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD03 - Experimentar as mídias digitais e suas convergências
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD05CD03 - Reconhecer e refletir sobre os jogos on-line e as informações do usuário
BNCC:

[ EF05MA25] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organi...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD05TS01 - Expressar-se crítica e criativamente na compreensão das mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e sobre a evolução da sociedade.
BNCC:

[ EF05GE05] Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvim...

[ EF05GE06] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de com...

Palavras-chave:
desenvolvimento expressar mudanças mundo do trabalho sociedade trabalho
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD05HS01 - Conhecer sistemas operacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD06LD01 - Aplicar protocolos de segurança e privacidade em ambientes virtuais.
BNCC:

[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD06CD01 - Analisar as tomadas de decisão sobre usos da tecnologia e suas relações com a sustentabilidade.
BNCC:

[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...

Palavras-chave:
dado dispositivo leitura mídia sustentabilidade tecnologia
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD06TS01 - Analisar problemas sociais de sua cidade ou estado a partir de ambientes digitais, propondo soluções.
BNCC:

[ EF06GE13] Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas ...

Palavras-chave:
digital expressar problema
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD07TS01 - Compreender os impactos ambientais do descarte de peças de computadores e eletrônicos, bem como sua relação com a sustentabilidade de forma mais ampla.
BNCC:

[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...

[ EF07GE08] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação...

Palavras-chave:
computador descarte de peças hardware impactos ambientais industrialização inovação tecnológica sustentabilidade transformações
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD07TS02 - Analisar o papel da industrialização e dos avanços tecnológicos e sua relação com as mudanças na sociedade.
BNCC:

[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...

[ EF07GE08] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação...

[ EF07HI01] Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e e...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD07HS01 - Compreender princípios básicos da interação humano-computador
BNCC:

[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...

[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD07HS02 - Compreender o conceito de interface gráfica do usuário
BNCC:

[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...

[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC07AB02 - Identificar o uso da recursão nas diferentes áreas (artes, literatura, matemática etc.)
BNCC:

[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...

[ EF07MA14] Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo qu...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC07DE01 - Compreender que a automatização de um problema é composta pela definição dos dados (representação abstrata da realidade) e do processo (algoritmo)
BNCC:

[ EF07CI01] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e pro...

[ EF07CI06] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na ...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD08LD02 - Gerenciar projetos digitais colaborativos usando computação em nuvem
BNCC:

[ EF08ER07] Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes de...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD08TS02 - Avaliar a escolha e o uso de tecnologias pelo ser humano em seu cotidiano
BNCC:

[ EF08GE13] Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na c...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
cotidiano desenvolvimento tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD08RD01 - Realizar consultas e/ou aplicar filtros em tabelas de bancos de dados
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

[ EF08MA06] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico d...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC08AB01 - Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em linguagem de programação
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC08AB02 - Conhecer os algoritmos de pesquisa em dados
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC08AL01 - Experienciar e construir algoritmos de média complexidade utilizando uma linguagem de programação
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC08AL02 - Usar e manipular estruturas de dados diversas
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD09CD01 - Analisar e refletir sobre o tempo de vivência on-line, em jogos, em redes sociais, dentre outros
BNCC:

[ EF09LI01] Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e c...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
celular jogo rede tecnologia vivência on-line
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD09TS01 - Reconhecer a influência dos avanços tecnológicos no surgimento de novas atividades profissionais
BNCC:

[ EF09GE11] Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo ...

Palavras-chave:
atividades profissionais automatização avanços tecnológicos mudanças profissões transformações
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD09HS01 - Produzir animações a partir da sobreposição de imagens
BNCC:

[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...

[ EF69AR35] Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais par...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD09CR01 - Compreender o conceito de criptografia e sua aplicação para segurança no tráfego de informações em redes
BNCC:

[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...

Palavras-chave:
tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC09AL01 - Desenvolver algoritmos que utilizem recursão, compreendendo os efeitos do escopo de uma variável
BNCC:

[ EF09MA05] Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia d...

Palavras-chave:
tecnologia

Competências Ensino Médio

CDEMET01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Desenvolver soluções inovadoras utilizando tecnologias para resolver problemas.
Habilidades:

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar e analisar tecnologias emergentes, reconhecendo suas características.

Utilizar tecnologias emergentes, considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano.

Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Compreender as mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e sobre a evolução da sociedade.

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.

Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano

Interação humano-computador

Tecnologias emergentes

Tecnologias emergentes

A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Empreendedorismo: teoria e prática

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Soluções tecnológicas em problemas sociais

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Profissões da tecnologia: equidade e inovação Mundo do trabalho e novas profissões.

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.

Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

TDEMTT01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Analisar a relação entre tecnologia e o trabalho no século XXI, considerando impactos e transformações sociais, econômicas e políticas.
Habilidades:

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar e analisar tecnologias emergentes, reconhecendo suas características.

Utilizar tecnologias emergentes, considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano.

Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Compreender as mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e sobre a evolução da sociedade.

Identificar e avaliar o mercado de trabalho e às profissões do presente e do futuro, considerando suas escolhas e projeto de vida.

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.

Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano

Interação humano-computador

Tecnologias emergentes

Tecnologias emergentes

A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Soluções tecnológicas em problemas sociais

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Profissões da tecnologia: equidade e inovação Mundo do trabalho e novas profissões.

Mundo do trabalho e novas profissões.

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.

Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

TDEMIA01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Criar e utilizar aplicações de Inteligência Artificial e suas tecnologias subjacentes, refletindo sobre os impactos sociais, culturais e ambientais desta tecnologia em cenários de utilização.
Habilidades:

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar e analisar tecnologias emergentes, reconhecendo suas características.

Utilizar tecnologias emergentes, considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano.

Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Compreender as mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e sobre a evolução da sociedade.

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.

Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.

Compreender os impactos sociais, ambientais e culturais da Inteligência Artificial.

Utilizar serviços web, APIs ou bibliotecas para criar aplicações de Inteligência Artificial para um contexto escolhido.

Reconhecer e avaliar aplicações de Inteligência Artificial em diversos cenários e usos.

Posicionar-se e argumentar criticamente face ao uso da Inteligência Artificial.

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano

Interação humano-computador

Tecnologias emergentes

Tecnologias emergentes

A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Soluções tecnológicas em problemas sociais

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Profissões da tecnologia: equidade e inovação Mundo do trabalho e novas profissões.

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.

Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.

Inovação tecnológica; mercado de trabalho; economia.

Plataformas e serviços de Inteligência Artificial.

Aplicações de Inteligência Artificial.

Impactos da Inteligência Artificial na sociedade.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

PCEMTI01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Criar páginas estáticas e dinâmicas para a internet utilizando suas tecnologias subjacentes, tendo em vista a segurança nas redes, privacidade e navegação segura.
Habilidades:

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar e analisar tecnologias emergentes, reconhecendo suas características.

Utilizar tecnologias emergentes, considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano.

Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Compreender as mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e sobre a evolução da sociedade.

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.

Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Compreender o funcionamento dos protocolos TCP/IP.

Criar páginas estáticas para a internet.

Criar conteúdo dinâmico para a internet.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano

Interação humano-computador

Tecnologias emergentes

Tecnologias emergentes

A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Soluções tecnológicas em problemas sociais

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Profissões da tecnologia: equidade e inovação Mundo do trabalho e novas profissões.

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.

Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

História da internet e da World Wide Web.

Pilha de protocolos TCP/IP; endereçamento IP; protocolos HTTP, FTP e SMTP; Sistema de Nomes de Domínio (DNS); estrutura de um URL.

Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.

Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.

Imagem com a Logo do CIEB
Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
  • Início
  • Sobre o Curriculo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • BNCC
  • Acesso ao Currículo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • Educação Profissional Técnica Ciência de Dados
  • FAQ
  • Contato
CC BY-SA
O conteúdo publicado no site do CIEB está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a menos que condições e/ou restrições adicionais específicas estejam claramente explícitas na página correspondente.