Início
Sobre
Currículo Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação Prof. Téc. Ciência de Dados
FAQ
Contato
Currículo de
Tecnologia
e Computação
Imagem com a logo do CIEB
Início
Sobre
Currículo Educação Básica Currículo Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação Ed. Prof. Téc. Ciência de Dados

Após responder estes 4 campos, o currículo será imediatamente disponibilizado . Obrigado(a)!

*Dados obrigatórios
Verifique o bloqueador de pop-up do seu navegador.
  • Busca avançada:
  • Habilidades BNCC
  • Materiais de Referência
  • Palavras-chave
5 habilidades encontradas e 3 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para tecnologias.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD01LD01 - Reconhecer e explorar tecnologias digitais
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar família tecnologias digitais
Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD01TS01 - Identificar a presença de tecnologia no cotidiano
BNCC:
Palavras-chave:
família tecnologia
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD02CD01 - Reconhecer e analisar a apropriação da tecnologia pela família e pelos alunos no dia a dia
BNCC:

[ EF02HI09] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experi...

Palavras-chave:
famílias tecnologia
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD04TS01 - Expressar-se usando tecnologias
BNCC:

[ EF15AR05] Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
colaborativo experimentar expressão tecnologia texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD08TS02 - Avaliar a escolha e o uso de tecnologias pelo ser humano em seu cotidiano
BNCC:

[ EF08GE13] Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na c...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
cotidiano desenvolvimento tecnologia

Competências Ensino Médio

CDEMET01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Desenvolver soluções inovadoras utilizando tecnologias para resolver problemas.
Habilidades:

Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano

Identificar e analisar tecnologias emergentes, reconhecendo suas características.

Utilizar tecnologias emergentes, considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano.

Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.

Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecimentos:

Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano

Tecnologias emergentes

Tecnologias emergentes

A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Empreendedorismo: teoria e prática

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Soluções tecnológicas em problemas sociais

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.

Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

TDEMIA01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Criar e utilizar aplicações de Inteligência Artificial e suas tecnologias subjacentes, refletindo sobre os impactos sociais, culturais e ambientais desta tecnologia em cenários de utilização.
Habilidades:

Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano

Identificar e analisar tecnologias emergentes, reconhecendo suas características.

Utilizar tecnologias emergentes, considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano.

Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.

Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.

Compreender os impactos sociais, ambientais e culturais da Inteligência Artificial.

Utilizar serviços web, APIs ou bibliotecas para criar aplicações de Inteligência Artificial para um contexto escolhido.

Reconhecer e avaliar aplicações de Inteligência Artificial em diversos cenários e usos.

Posicionar-se e argumentar criticamente face ao uso da Inteligência Artificial.

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Conhecimentos:

Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano

Tecnologias emergentes

Tecnologias emergentes

A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Soluções tecnológicas em problemas sociais

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.

Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.

Inovação tecnológica; mercado de trabalho; economia.

Plataformas e serviços de Inteligência Artificial.

Aplicações de Inteligência Artificial.

Impactos da Inteligência Artificial na sociedade.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

PCEMTI01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Criar páginas estáticas e dinâmicas para a internet utilizando suas tecnologias subjacentes, tendo em vista a segurança nas redes, privacidade e navegação segura.
Habilidades:

Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano

Identificar e analisar tecnologias emergentes, reconhecendo suas características.

Utilizar tecnologias emergentes, considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano.

Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.

Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.

Compreender o funcionamento dos protocolos TCP/IP.

Criar páginas estáticas para a internet.

Criar conteúdo dinâmico para a internet.

Conhecimentos:

Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano

Tecnologias emergentes

Tecnologias emergentes

A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Soluções tecnológicas em problemas sociais

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.

Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

História da internet e da World Wide Web.

Pilha de protocolos TCP/IP; endereçamento IP; protocolos HTTP, FTP e SMTP; Sistema de Nomes de Domínio (DNS); estrutura de um URL.

Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.

Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.

Imagem com a Logo do CIEB
Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
  • Início
  • Sobre o Curriculo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • BNCC
  • Acesso ao Currículo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • Educação Profissional Técnica Ciência de Dados
  • FAQ
  • Contato
CC BY-SA
O conteúdo publicado no site do CIEB está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a menos que condições e/ou restrições adicionais específicas estejam claramente explícitas na página correspondente.