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45 habilidades encontradas e 2 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para texto.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD02LD01 - Interagir com as diferentes mídias
BNCC:

[ EF02CI04] Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, f...

Palavras-chave:
mídias texto vídeo
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD02LD02 - Produzir textos curtos em meio digital
BNCC:

[ EF02LP13] Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, ...

Palavras-chave:
digital texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD02TS01 - Realizar pesquisas na internet
BNCC:

[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD02HS02 - Compreender o conceito de aplicativos como diferentes tipos de software
BNCC:

[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...

Palavras-chave:
aplicativo celular digital internet software texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD02CR01 - Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet
BNCC:

[ EF02GE09] Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagen...

[ EF12LP08] Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do prof...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC02AB01 - Reconhecer os diferentes tipos de dados
BNCC:

[ EF02MA22] Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de ...

[ EF02MA23] Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três...

Palavras-chave:
dado tabela texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC02RP01 - Identificar, entender e explicar em que situações o computador pode ou não ser utilizado para solucionar um problema
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD01 - Investigar e experimentar novos formatos de leitura da realidade
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
digital leitura problema tecnologia vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD02 - Pesquisar, acessar e reter informações de diferentes fontes digitais para autoria de documentos
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
autoria dado digital expressar programa software texto vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD03 - Usar softwares educacionais
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
explorar mídia programa software texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD03TS01 - Relacionar o uso da tecnologia com as questões socioeconômicas, locais e regionais
BNCC:

[ EF03GE08] Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas cau...

[ EF03HI11] Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
consumo expressar famílias problema ritmo socioeconômicas tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD03RD01 - Caracterizar diferentes formatos de informação: número, texto, imagem, áudio e vídeo
BNCC:

[ EF03LP26] Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a fo...

Palavras-chave:
formatos número texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC03AB01 - Compreender a distinção entre dado e informação, representando-os de maneiras alternativas (números, instruções ou imagem)
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC03AB03 - Criar diagramas/fluxogramas para expressar soluções de um problema ou facilitar sua compreensão
BNCC:

[ EF03MA12] Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando...

Palavras-chave:
algoritmo diagrama expressar fluxograma problema texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC03AL01 - Descrever os algoritmos de operações aritméticas simples
BNCC:

[ EF03LP11] Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (rec...

[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC03RP01 - Identificar e propor novas maneiras de interação ou interface (entrada e saída) em dispositivos computacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador diagrama dispositivo eletrônico explorar interação interface software tecnologia texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD04LD01 - Agregar diferentes conhecimentos para explorar linguagens midiáticas
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
colaborativa colaboração conhecimentos digital linguagens midiáticas software texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD04LD02 - Usar recursos midiáticos para agrupar informações para apresentações
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD04LD03 - Usar simuladores educacionais
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD04CD01 - Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador dado digital fonte gênero textual tecnologia texto web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD04CD02 - Selecionar e visualizar vídeos disponíveis na internet
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD04TS01 - Expressar-se usando tecnologias
BNCC:

[ EF15AR05] Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD04TS02 - Reconhecer e refletir sobre direitos autorais
BNCC:

[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD04RD01 - Conhecer o sistema de numeração binário
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

Palavras-chave:
algoritmo binário cálculo números naturais problema sistema
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD04RD02 - Compreender o conceito de bit e byte
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...

Palavras-chave:
algoritmo bit byte cálculo número natural problema
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD04CR01 - Compreender o tráfego de informações e o conceito de largura de banda
BNCC:

[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...

Palavras-chave:
banda larga internet rede texto tráfego vídeo
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC04AB01 - Entender que cada letra, número ou símbolo é representado por um padrão de caracteres
BNCC:

[ EF04LP20] Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como f...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC04AB02 - Compreender que dados podem ser estruturados em tabelas para torná-los úteis e mais fáceis de manipular
BNCC:

[ EF04MA27] Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e e...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD02 - Integrar os diferentes formatos de arquivos
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico explorar jogo recursos digitais software tecnologia texto vídeo
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD03 - Experimentar as mídias digitais e suas convergências
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
digital eletrônico experimentar explorar jogo midia recursos digitais software tecnologia texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD05CD02 - Citar fontes e materiais utilizados, levando em consideração o respeito à privacidade dos usuários e as restrições pertinentes
BNCC:

[ EF05LP05] Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbai...

Palavras-chave:
fonte privacidade tempos verbais
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD05CD03 - Reconhecer e refletir sobre os jogos on-line e as informações do usuário
BNCC:

[ EF05MA25] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organi...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD05RD01 - Conhecer as medidas usuais de informação digital (byte, Kilobyte, Megabyte, Terabyte)
BNCC:

[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...

Palavras-chave:
arquivo byte computador digital informação kilobyte megabyte problema terabyte transformações
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD05CR01 - Realizar pesquisas avançadas na internet
BNCC:

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC05AB01 - Conhecer representações concretas para listas, filas e pilhas
BNCC:

[ EF05GE09] Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizand...

Palavras-chave:
digital representações
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC05AB02 - Entender que alguns problemas não podem ser resolvidos com computadores
BNCC:

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD06CD02 - Apresentar conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar em ambiente digital, considerando a ética e o respeito
BNCC:

[ EF06LP08] Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades cons...

[ EF06LP12] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pr...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD07LD01 - Documentar e sequenciar tarefas de uma atividade ou projeto.
BNCC:

[ EF07LP14] Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de...

Palavras-chave:
backup projeto texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD08LD01 - Compartilhar informações por meio de redes sociais.
BNCC:

[ EF08LP14] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articulado...

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD08CD01 - Compreender e analisar a vivência em redes sociais, em especial sobre as responsabilidades e os perigos dos ambientes virtuais.
BNCC:

[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD08CD02 - Distinguir os tipos de dados pessoais que são solicitados em espaços digitais e os riscos associados
BNCC:

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC08RP01 - Entender a importância da identificação de padrões (redundâncias) para a compressão de dados
BNCC:

[ EF08MA06] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico d...

Palavras-chave:
compressão de dados código numérico expressões algébricas identificação de padrões operações problema texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD09LD01 - Criar e manter sites e blogs com conteúdo individual e/ou coletivo
BNCC:

[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD09LD03 - Criar documentação, conteúdo e propaganda de uma solução digital
BNCC:

[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD09CR01 - Compreender o conceito de criptografia e sua aplicação para segurança no tráfego de informações em redes
BNCC:

[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...

Palavras-chave:
algoritmo criptografia dado desenvolvimento rede segurança tecnologia textos transformações tráfego

Competências Ensino Médio

PCEMJD01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Criar jogos analógicos ou digitais autorais, considerando seus aspectos sociais e culturais, a diversidade e a representatividade, assim como aplicar esses conceitos para potencializar o engajamento e as experiências proporcionadas pelos jogos em outros contextos.
Habilidades:

Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Utilizar serviços web, APIs ou bibliotecas para criar aplicações de Inteligência Artificial para um contexto escolhido.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Compreender o que é um jogo, a origem e a evolução dos jogos e seus aspectos culturais, sociais, econômicos, tecnológicos e suas aplicações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Desenvolver o enredo de um jogo, incluindo elementos, narrativas e personagens considerando aspectos como o respeito à diversidade e a representatividade.

Criar protótipos de jogos analógicos aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Conhecer as máquinas simples e saber como utilizá-las para obter vantagens mecânicas em diferentes contextos

Combinar máquinas simples e outros elementos mecânicos para criar autômatos complexos para a realização de tarefas em diferentes contextos.

Conhecimentos:

Hipertexto: conceito e usos

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Plataformas e serviços de Inteligência Artificial.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

História do jogo e da indústria de jogos; Classificação de jogos; Aplicações dos jogos em diferentes contextos.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Experiência do(a) jogador(a): interatividade, jogabilidade e imersividade; storyboard; gêneros; enredo e roteiro; personagens e cenário; a jornada do herói.

Elementos de jogos analógicos; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos analógicos; Game Test.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Alavanca; Rosca; Plano inclinado; Polias; Roda e eixo.

Transmissão de Movimento; Engrenagens; Cremalheiras; Caixas de Redução.

ANEDS04
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Aplicar técnicas de visualização de dados em um contexto adequado para apresentação de uma solução ou resultado de análise
Habilidades:

Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Utilizar serviços web, APIs ou bibliotecas para criar aplicações de Inteligência Artificial para um contexto escolhido.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Compreender o que é um jogo, a origem e a evolução dos jogos e seus aspectos culturais, sociais, econômicos, tecnológicos e suas aplicações.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Conhecer as máquinas simples e saber como utilizá-las para obter vantagens mecânicas em diferentes contextos

Combinar máquinas simples e outros elementos mecânicos para criar autômatos complexos para a realização de tarefas em diferentes contextos.

Conhecimentos:

Hipertexto: conceito e usos

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Plataformas e serviços de Inteligência Artificial.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

História do jogo e da indústria de jogos; Classificação de jogos; Aplicações dos jogos em diferentes contextos.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Alavanca; Rosca; Plano inclinado; Polias; Roda e eixo.

Transmissão de Movimento; Engrenagens; Cremalheiras; Caixas de Redução.

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CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
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