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5 habilidades encontradas e 1 competência encontrada do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para usuário.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD05CD02 - Citar fontes e materiais utilizados, levando em consideração o respeito à privacidade dos usuários e as restrições pertinentes
BNCC:

[ EF05LP05] Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbai...

Palavras-chave:
fonte privacidade tempos verbais
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD05CD03 - Reconhecer e refletir sobre os jogos on-line e as informações do usuário
BNCC:

[ EF05MA25] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organi...

Palavras-chave:
dado jogo tabela tecnologia texto
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC06DE01 - Identificar e categorizar elementos que compõem a interface de um ambiente de programação visual (menus, botões, painéis etc.)
BNCC:

[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...

[ EF69AR02] Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os n...

Palavras-chave:
algoritmo interface programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC06RP01 - Identificar padrões de instruções que se repetem em um algoritmo e utilizar um módulo ou função para representar estas instruções
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo fluxograma função instruções linguagem módulo número natural padrões problema usuário
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD07HS02 - Compreender o conceito de interface gráfica do usuário
BNCC:

[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...

[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...

Palavras-chave:
eletrônico inteface jogo navegação site tecnologia transformações usuário

Competências Ensino Médio

PCEMDA01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Criar aplicativos para dispositivos móveis considerando fatores como usabilidade, acessibilidade, experiência do usuário, padrões de sistemas operacionais de dispositivos móveis, respeito à privacidade de dados, aos direitos autorais e às licenças de software.
Habilidades:

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Conhecimentos:

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Prototipação de aplicativos.

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

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Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
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